segunda-feira, 20 de abril de 2009
UM PASSADO DE TREVAS POR VICTOR HUGO
Victor-Marie Hugo (1802-1885). Talentoso escritor e poeta francês. Autor de Os Trabalhadores do Mar e Noventa e Três, entre muitas outras obras notáveis. Esta última, belíssima aliás, trata da Revolução Francesa, só que romanceada, e vista por este mestre imortal da pena.
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COMENTÁRIO
Época importantíssima da história contemporânea ocidendal. Efervecente, revoltosa, mutante. Era um tempo de opressão monárquico que se sepultava, ao passo que uma nova época agônica se iniciava, necessária, ao que parece, mas inequivocamente sangrenta. Momento dramático de alternância do poder. Revolta e revolução.
93 é bárbaro! Livro emocionante e belo, que vale cada frase que contêm.
Da Redação.
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CITAÇÃO
"A Tourgue era a resultante fatal do passado que se chamava Bastilha em Paris, Torre de Londres na Inglaterra, Spielberg na Alemanha, Escurial na Espanha, Kremlin em Moscou, castelo Santo-Angelo em Roma.
Na Tourgue estavam condensados mil e quinhentos anos, a Idade Média, a vassalagem, a gleba, o feudalismo; na guilhotina um ano, 93; e aqueles doze meses faziam contrapeso àqueles quinze séculos." (pág265)
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LIVRO: Noventa e Três // AUTOR: Victor Hugo // VOLUME: II // EDITORA: Lello e Irmão Editores // Porto // Portugal // Sem data
quinta-feira, 16 de abril de 2009
O FALECIDO MATTIA PASCAL DE PIRANDELLO
Luigi Pirandello (1867/1936). Notório dramaturgo, poeta, escritor e romancista siciliano. Seus contos falam da Sicília, da província, e refletem a alma bela de seu povo e de sua região. Autor do belíssimo livro, Novelas para um Ano - O Velho Deus, e do romance O Falecido Mattia Pascal . Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1934.
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A MULHER LOBA DE HUGO
Victor-Marie Hugo (1802-1885). Talentoso escritor e poeta francês. Autor de Os Trabalhadores do Mar e Noventa e Três, entre muitas outras obras notáveis. Esta última, belíssima aliás, trata da Revolução Francesa, só que romanceada, e vista por este mestre imortal da pena.
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COMENTÁRIO
A arte de escrever com maestria requer do sujeito bem mais do que se imagina. Especialmente, se considerarmos as grandes obras, escritas através dos tempos, pelos gênios da pena e da prosa. Ao se descrever cenas e situações, há que se ter espírito, para poder-se captar a beleza da vida, manifesta em toda sua pungência, e mais, ater-se a não cometer excessos, como fantasiar de mais, ou de menos, não se deter em demasia em certos acontecimentos ou trechos da trama, além de não fazer grandes digressões; ao mesmo tempo que, é necessária, e até mesmo, indispensável, a utilização destes mesmos elementos, tão imprescindíveis nas grandes estórias, mas sempre, e nunca de outro modo, guiado por uma misteriosa e mágica voz interior, que indica o caminho certo, e guia o escritor na imparcialidade necessária, na imensidão que é brincar de Deus, em querer ser um escritor bem sucedido. Sim, porque criar uma estória, personagens, acontecimentos, trançá-los e mesclá-los ao bel prazer, amalgamando os seres e as coisas, conforme e segundo seu próprio desejo, não seria brincar de ser - nem que por alguns momentos apenas - o Criador da vida e do próprio universo? Uma espécie de Deus? Da estória em si, pelo menos? E, ainda, além de tudo, querer ser reconhecido socialmente por tal feito, devido a beleza e graça da obra executada. Não seria querer um pouco demais?
Pois é, escrever tem seus mil e um mistérios. Seria algo como incorporar no trabalho escrito, uma mistura perfeita e sutil de dotes, virtudes e qualidades, como: cultura, criatividade, domínio da técnica, arte, bagagem de vida, talento, habilidade, sensibilidade e uma série de outros ingredientes preciosos que, infelizmente, até agora, são desconhecidos de nós, pobres mortais que almejamos quiméricamente alcançar com nossas penas o mundo das letras imortais.
Por hora, basta, para confirmar minha hipótese teórica, recorrermos a esta luminosa e visceral passagem de Victor Hugo em Noventa e Três, onde uma pobre mãe, que já sofrera tudo que se possa imaginar - como ser fuzilada, por exemplo, e, por milagre, sobreviver - que vê à distância, perplexa, os três filhos, na eminência de serem consumidos pelas chamas de um enorme incêndio e, com efeito, acaba proferindo seu gutural e assustador uivo de pavor, rompendo o espaço sideral da trágica noite francesa daqueles dias conflituosos e memoráveis. Ao lermos o trecho em questão e, principalmente, pela forma descritiva precisa e emocionada deste notável autor francês, podemos quase que sentir, na própria carne, sua dor surda de mãe ferida na alma, ao ver ameaçada sua prole. Em uma palavra: Brilhante!
93 é leitura fina e obrigatória para quem gosta de boa prosa, e deseja saber porque o Mundo é assim como é.
Da redação Escriba.
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CITAÇÃO
"A mãe reconheceu os filhos.
Soltou um grito horrível.
Esse grito da angústia inexprimível só é dado às mães. Nada mais feroz nem mais comovente. Quando é soltado por uma mãe julga ouvir-se uma lôba, quando é dado por uma lôba julga ouvir-se uma mãe.
O grito de Micaela Fléchard foi um bramido. Hécula latiu, disse Homero." (pág197)
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LIVRO: Noventa e Três // AUTOR: Victor Hugo // VOLUME: II // EDITORA: Lello e Irmão Editores // Porto // Portugal // Sem data
quarta-feira, 15 de abril de 2009
A MORTE PELA PENA VAGA-LUME DO SICILIANO LUIGI PIRANDELLO
A MISSÃO DA ARTE E A INTIMIDADE DA FORMA POR HONORÉ DE BALZAC
Honoré de Balzac (1799-1850). Brilhante romancista francês que é considerado um dos maiores nomes do realismo na literatura. Autor de A Comédia Humana, que reúne oitenta e oito obras que retratam a burguesia francesa de sua época . Curiosidade: as histórias da Comédia se interconectam, e os mesmos personagens aparecem em diversas estórias; interessantíssimo.
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COMENTÁRIO
O nobre Senhor Balzac tinha extrema habilidade, especialmente, quando o assunto era escrever. Fazia-o com talento e graça, penetrando fundo na alma de seus cativantes personagens, levando-nos para seu mundo de prosa elegante e requintada, onde a trama se desenrola, assim como a vida real é: imprvisível. Na citação escolhida, vemos um mestre das artes plásticas dissrtando sobre o que é a missão da arte. Sublime!
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CITAÇÃO
"A missão da arte não conciste em copiar a natureza, mas sim de exprimi-la! Tu não és um vil copista, mas sim um poeta! exclamou o ancião, interrompendo Porbus, com um gesto despótico. De outra forma, um escultor reduziria todos os seus trabalhos a moldar uma mulher! Pois bem! Tenta vasar num molde a mão de tua amada e colocá-la diante de ti; verás um cadaver horrível, sem semelhança alguma e serás obrigado a ir à procura do cinzel do homem que, sem ta copiar exatamente, nela figurará o movimento e a vida. Temos que apanhar o espírito, a alma, a fisionomia das coisas e do seres. Os efeitos! Os efeitos! Mas, eles são os acidentes da vida, naõ a própria vida. A mão, visto que tomei este exemplo, a mão não se ajusta unicamente ao corpo, ela exprime e continua um pensamento que é preciso agarrar e traduzir. Nenhum pintor, nenhum poeta, nenhum escultor, deve separar o efeito da causa, os quais se incluem envencivelmente um no outro. Nisso, está a verdadeira luta. Muitos pintores triunfam instintivamente, sem conhecer esse tema da arte. Desenham uma mulher, mas ninguém vê. Não é dessa maneira que se consegue forçar o arcano da natureza. A mão que desenhais reproduz, sem que nisso vocês pensem, o modelo que copiaste em casa de teu mestre. Não deceis bastante na intimidade da forma e não tendes bastante amor, nem perseverança nos seus rodeios e nas suas fugas. A beleza é uma coisa severa e difícil que não se deixa atingir assim; é preciso esperar as suas horas, espiá-la, apertá-la, enlaçá-la estreitamente para obrigá-la a entregar-se." (pag95)
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LIVRO: Honoré de Balzac // TÍTULO: A Obra-Prima Desconhecida // AUTOR: Honoré de Balzac // EDITORA: Clube do Livro // São Paulo // 1951
terça-feira, 14 de abril de 2009
A DEMOCRACIA POR LUIGI PIRANDELLO
Luigi Pirandello (1867/1936). Notório dramaturgo, poeta, escritor e romancista siciliano. Seus contos falam da Sicília, da província, e refletem a alma bela de seu povo e de sua região. Autor do belíssimo livro, Novelas para um Ano - O Velho Deus. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1934.
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COMENTÁRIO
A epopéia de O Falecido Mattia Pascal de Luigi Pirandello é algo assim sui generis. Trata-se do personagem principal da trama em busca de sua própria identidade, depois de uma fatalidade que ocorre em um momento mais que apropriado, para ele, projetando-o para um mundo de busca dos significados da vida e da existência. Enquanto somos embalados pela cativante e inteligente narrativa, vamos nos dando conta da reflexão profunda que este brilhante autor siciliano nos propõe. Na citação selecionada, vemos um dos personagens coadjuvantes refletindo sobre a democracia em contraste com a monarquia. Inesperado, autêntico, brilhante, este é Luigi Pirandello. Uma maravilha!
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CITAÇÃO
"Mas a verdadeira causa de todos os nossos males, desta nossa tristeza, você sabe qual é? A democracia, meu caro, a democracia, ou seja, o governo da maioria. Porque, quando o poder está nas mãos de um só, este sabe que é um só e que deve contentar muitos; mas quando muitos governam, pensam somente em se contentarem a si mesmos e temos, então, a tirania mais estapafúrdia e mais odiosa: a tirania mascarada de liberdade." (pag162)
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LIVRO: O Falecido Mattia Pascal - Seis Personagens a Procura de um Autor // AUTOR: Luigi Pirandello // EDITORA: Abril Cultural // São Paulo // 1981
sábado, 11 de abril de 2009
OS ANTIGOS ESCRIBAS
laro! Tratava-se de um novo tempo para a humanidade. Uma época dourada de evolução e mudança drástica de tradições importantíssimas. Eram as primeiras fagulhas, os primeiros clarões repentinos de conhecimento e luzes, que surgiam e se insinuavam. Os primeiros raios, com certeza, do que viria a ser a tradição escrita, e as infinitas e luminosas possibilidades deste meio de comunicação admirável e encantador, como condensador e difusor de ciência e saber através do tempo. Algo singular e épico, notável e interessante, e que se arrasta até hoje, em nossos dias atuais, onde tribos amazônicas mantêm intactos seus sistemas de transmissão do saber, com suas vivas culturas orais. Algo delicado, belo e frágil. E pior, preocupante extremamente corruptível , especialmente, do ponto de vista do capitalismo, por exemplo. Interessantíssimo, é notarmos como foram importantes para nós estes escribas, nós, que estamos em plena migração de plataformas midiáticas, onde as letras, aparentemente sucumbem, diante da velocidade da era digital. E a carruagem da vida segue seu curso.
uando os escribas surgiram, e os homens, os primeiros mais iluminados num mundo com certeza bárbaro, rude e abrutalhado, puderam de uma maneira fabulosa inauguradora, reunir e conservar e, mais do que isso, organizar e transmitir estes primeiros lampejos civilização humana de forma escrita, descrita, imortalizada em documentos reproduzíveis, o que possibilitava uma utilização deste 'saber', deste 'conhecimento' de forma mais ampla, ainda assim, com alguma fidedignidade, ao poder sintetizar as informações necessárias num objeto simples que podia ser transportado, por exemplo, através do tempo e espaço e lido num outro ponto continente, contendo e condensando os interesses de quem o emitiu, informando textualmente a quem o recebe e lê. Uma evolução tremenda. Primeiro e, inequivocamente, a prática e estabelecimento de um código comum numa determinada cultura; e em segundo, a capacidade fantástica desta civilização transferir para a escrita, tal coleção de ideias e intenções, na enorme constelação de símbolos e signos que criamos e sustentamos como ferramentas auxiliares na compressão do Mundo que nos cerca.
quarta-feira, 8 de abril de 2009
UM LEÃO DA LITERATURA RUSSA: O DIABO DE TOLSTÓI ERA UMA MULHER
Leão Tolstói (1828-1910) ou, simplesmente, Лев Николаевич Толстой - Eminente e brilhante escritor russo. Autor do clássico romance imortal Guerra e Paz. Fazendeiro, humanista, sensível, conhecedor da alma humana e dos animais, escreveu contos notáveis como O Diabo, História de um Cavalo e Padre Sérgio, este último tratando das tentações carnais de um padre diante de uma bela mulher. Reflexos de seu posicionamento vanguardista e já divergente da igreja católica ortodoxa de sua época.
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CITAÇÃO
"Aconteceu exatamente o que ele esperava. Como se não tivesse nenhuma intenção a não ser a de conversar à toa, Mária Pávlovna contou que naquele ano só nasceriam meninos e que isso era sinal de guerra.. As jovens mães, tanto a dos Vássin como a dos Ptchélnikov, tinham tido meninos. Mária Pávlovna pretendia parecer natural, mas ficou acanhada quando viu que o sangue subir às faces do filho e o modo nervoso como ele tirou, agitou e repôs o pincenê e acendeu apressadamente um cigarro. E ela se calou. Ele também permaneceu calado, incapaz de pensar em algo que rompesse aquele silêncio. Estava claro para ambos que um tinha compreendido muito bem o outro." (pag121)
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COMENTÁRIO
Escrever é entregar-se à criação. Penetrar no âmago da vida e, com um olhar rápido e sagaz, reter aquilo tudo que se vislumbra enquanto aprendizado neste adentrar, e transpor, para o plano material, aquele saber, aquela compreensão percebida, descrevendo e escrevendo a experiência. Seria mais ou menos isto, se fosse simples, mas não o é, pois além da criação, existe o homem que penetra neste âmago e tenta descrevê-lo, e este homem, em questão, era um gênio, uma grande e memorável figura. Um humanista, amante da natureza e dos animais, filósofo nato e praticante, com uma pena ágil e competente, escreveu muito bem sobre sua pátria e seu povo. Seus escritos são carregados de sentimentos de nobreza e simplicidade, que vão se mesclando com uma narrativa cativante, a compor um cenário interessantíssimo, onde história, filosofia, humanismo, sensibilidade e cultura russa, se fundem, revelando um belíssimo mosaico da Mãe Rússia e seu nobre, obstinado e resistente povo. Livro para ler, re-ler, re-ler... Dizem os especialistas, que a cada dez anos, podemos re-ler os grandes livros que admiramos de verdade, especialmente, quando falamos dos clássicos imortais. Este é o caso de Leão Tolstói.
Nesta citação, vemos um diálogo, onde é possível assimilarmos o clima desta belíssima estória que é O Diabo. O diabo, de Tolstói, é uma bela mulher.
Da redação Escriba.
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LIVRO: O DIABO E OUTRAS HISTÓRIAS // AUTOR: LEÃO TOLSTÓI // EDITORA: COSACNAIFY // SÃO PAULO // 2000/2005.
O MACACO NU DE DESMOND MORRIS
segunda-feira, 6 de abril de 2009
CIMOURDAIN E GAUVAIN EM 93 DE HUGO: UM EMBATE DE TITÃS
Victor-Marie Hugo (1802-1885). Talentoso escritor e poeta francês. Autor de Os Trabalhadores do Mar e Noventa e Três, entre muitas outras obras notáveis. Esta última, belíssima aliás, trata da Revolução Francesa, só que romanceada, e vista por este mestre imortal da pena.
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COMENTÁRIO
Este livro, 93, interessa diretamente a todos aqueles que gostam de história, política, cultura, direito, mas também, de uma maneira ampla, fará o leitor penetrar no âmago dos direitos humanos universais, coisa que, sem sombra de dúvida, diz respeito a todos nós, sem excessão.
Rápido como quem rouba, algumas breves citações do diálogo final entre os personagens Cimourdain e Gauvain na magnífica obra Noventa e Três de Victor Hugo. Obra esta que nos faz conhecer melhor o mundo em que vivemos, pois retrata um momento histórico importante e também a alma humana, repleta de infinitas contradições e sonhos.
Na masmorra, o embate entre Gauvain e seu mestre Cimourdain sobre a construção de um novo mundo, antes do primeiro seguir para a morte na guilhotina. Um drama histórico eletrizante interessantíssimo. Prosa finíssima, com a marca registrada do gênio.
Na foto, Victor Hugo com os netos.
Da Redação.
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CITAÇÃO
"Dizia Gauvain:
- Grandes acontecimentos se estão delineando. O que a revolução faz neste momento é misterioso. Por trás da obra visível a obra invisível. Uma oculta a outra. A obra visível é feroz, a invisível é sublime. Neste momento distingo tudo nitidamente. É extraordinário e belo. Não houve remédio senão aproveitarem-se os materiais do passado. Daí este extraordinário 93. Por baixo de um andaime de crueldade, edifica-se um templo de civilização." (pág256)
"- Quero falar da imensa concessão reciproca que cada um deve a todos, e todos a cada um, e que constitui toda a vida social.
- Fora do direito estricto nada há.
- Há tudo.
- Eu só vejo a justiça.
- Eu olho mais para cima.
- Que há então acima da justiça?
- Há a equidade.
De tempos em tempos paravam como se passassem clarões.
Cimourdain continuou:
- Desafio-te a que entres nas aplicações.
- Pois bem. O senhor quere o serviço militar obrigatório. Contra quem? Contra outros homens. Eu não quero serviço militar. Quero a paz. Quero os miseráveis socorridos, eu quero a miséria suprimida. Quere o imposto proporcional. Eu não quero imposto nenhum. Quero a despesa comum reduzida à sua expressão mais simples e paga pelas sobras sociais.
- Que entende tu por isto?" (pág257)
"Gauvain continuou:
- E a mulher? Que destino lhe querem dar?
Cimuordain respondeu:
- O que ela tem. Ser a serva do homem.
- Sim, com uma condição.
- Qual vem a ser?
- Que o homem seja servo da mulher.
- Pois pensa nisto? - exclamou Cimourdain; O homem é senhor. Só admito uma realeza, a do lar. O homem em sua casa é o rei.
- Sim. Com uma condição.
- Qual vem a ser?
- É que a mulher seja nele a rainha.
- Isto que queres para o homem e para a mulher...
- A igualdade.
- A igualdade! Pode lá ser? Se os dois entes são diversos.
- Disse igualdade. Não disse identidade.
Houve outra pausa, como uma espécie de trégua entre aqueles espíritos que trocavam entre si relâmpagos. Cimourdain rompeu o silêncio.
- E a que dás tu a criança?
- Primeiro ao pai que a gera, depois à mãe que a concebe, depois ao mestre que a educa, depois à cidade que a viriliza, depois à pátria que é a mãe suprema, depois à humanidade que é a grande avó.
- Não falas de Deus.
- Cada um destes degraus, pai, mãe, mestre, cidade, pátria, humanidade é um dos degraus da escada que sobe até Deus." (pág259)
"- Ó mestre, eis a diferença entre as nossas duas utopias. O senhor quere a caserna obrigatória, eu quero a escola. Fantasia o homem soldado, eu fantasio o home cidadão. Deseja-o terrível, eu quero-o pensativo. Funda uma república de gládios, eu fundo...
Interrompeu-se:
- Fundaria uma república de espíritos." (pág261)
"Carregar fardos eternos não é a lei do homem. Não, não, não, basta de párias, basta de escravos, basta de forçados, basta de condenados! Quero que um dos atributos do homem seja um símbolo de civilização e um modelo de progresso; quero a liberdade perante o espírito, a igualdade perante o coração, a fraternidade perante a alma. Não, basta de jugo! O homem não foi feito, não para arrastar cadeias, mas para abrir asas. Não quero o homem réptil. Quero a transfiguração da larva em lepidóptero; quero que o verme se transforme numa flor animada e vôe." (pág263)
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LIVRO: Noventa e Três // AUTOR: Victor Hugo // VOLUME: II // EDITORA: Lello e Irmão Editores // Porto // Portugal // Sem data
domingo, 5 de abril de 2009
A MESA ATEMPORAL DE BRILLAT SAVARIN
Jean Anthelme Brillat-Savarin (1755-1826). Advogado, político e escritor francês que ganhou fama como grastrônomo e epicurista. Autor do esplêndido e inesquecível livro A Fisiologia do Gosto.
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COMENTÁRIO
Para quem não sabe, Mon Senior Brillat Savarin é o papa-mor da gastronomia francesa. Bon vivant, que era por inclinação convicata, escreveu sabiamente sobre comer e beber, e sobre os hábitos à mesa, descrevendo detalhadamente toda a epopeia dos almoços, jantares e banquetes gastronômicos da ponposa e refinada França de sua época. Elegante, e escrito em forma de ensaio, esta belíssima obra, A Fisiologia do Gosto, imortal por sua riqueza e complexidade de abrangência, é um retrato fiel de um tempo fabuloso, onde surgiram os primeiros refinamentos gastronômicos que comumente conhecemos hoje em dia. Bem humorado, o autor desserta sobre bebidas, doces, pratos refinados e especiais, pates, geleias, frutas, passeios, sono, e sobre todo o mais que acrediota pertinete, e o faz com grande competência. Para os amantes da boa mesa e do bom vinho, mestre Brillat é fundamental. Esteve esgotado nas livrarias, mas vale a pena procurar nos sebos, ou ficar antenado para uma possível e bem-vinda nova edição.
A citação escolhida fala por si, e dá uma ideia precisa ao leitor, do que ele poderá encontrar nesta verdadeira jóia que é, A Fisiologia do Gosto, de Brillat Savarin. Simplesmente espetacular!
Com os comprimentos e a recomendação especial deste Escriba.
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CITAÇÃO
"Chegamos, então, a tal ponto de progresso alimentar que, se a necessidade dos negócios não nos tirasse da mesa ou se a necessidade do sono não viesse se interpor, a duração das refeições seria praticamente indefinida e não teríamos nenhum ponto de referência certo para determinar o tempo que poderia transcorrer entre o primeiro como de Madeira e o último copo de ponche." (pág165)
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ONDE E QUANTO?
Nos Sebos: $$
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LIVRO: "A FISIOLOGIA DO GOSTO" // AUTOR: BRILLAT SAVARIN // EDITORA: SALAMANDRA RIO DE JANEIRO, 1989. // PRIMEIRA EDIÇÃO: 1848
sábado, 4 de abril de 2009
O DRAMA DO CORONEL CHABERT DE BALZAC
Honoré de Balzac (1799-1850). Brilhante romancista francês que é considerado um dos maiores nomes do realismo na literatura. Autor de A Comédia Humana, que reúne oitenta e oito obras que retratam a burguesia francesa de sua época . Curiosidade: as histórias da Comédia se interconectam, e os mesmos personagens aparecem em diversas estórias; interessantíssimo.
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COMENTÁRIO
Escrever bem, definitivamente, não é para qualquer um. Sim, porque para tal, é necessário possuir vários atributos e virtudes que vão, inevitavelmete, transparecer nos escritos. A redação é reflexo direto do olhar sensível do escritor para o mundo, para vida e, especialmente, de sua bagagem vivida, ou seja, do que viu e sentiu. É da experiência que surgem as grandes obras literárias. Ao deitar a pena e gravar em papel as palavras e sentenças, fluem ali, nada mais nada menos, do que a alma do autor e suas impressões e reflexões sobra a vida e a existência. Para escrever bem, além de alma, há também que se ter talento. E, vejamos: isso, definitivamente não é fácil. Diria até, por que não, que é necessário igualmente um pouquinho de sorte, ou melhor, estar alinhado na constelação com o planeta certo, na hora exata, num país propício... estas coisas. Trata-se destas misteriosas forças ocultas e insondáveis que regem e tramam a vida. Enfim, o que afirmo aqui, e temo não incorrer em erro, é que escrever bem é uma coisa rara e singular. Uma estrela cadente, uma luz fugidia na noite, em projeção no abismo vazio, na imensidão celeste. Algo muito além da vontade e da vaidade humana.
Balzac, sem sombra de dúvida, escrevia bem. Muito bem!
A citação escolhida vem de um livrinho de sebo, reencadernado belissimamente bem em capa dura, com aquelas fabulosas texturas antigas, que no meu lote de compra custou umas dez pratas, da novela entitulada O Coronel Chabert. Na voz do personagem, a estória traz o drama de um oficial graduado do exército francês, dado como morto numa célebre batalha e, de fato, para o horror do próprio, após ser abatido com um golpe de espada do crânio, este infeliz combatente acorda dentro de uma vala comum em meio a profusão de cadáveres, depois de um lamentável ataque de catalepsia. O sujeito em questão, desfigurado pela força brutal da guerra, tenta voltar à sua vida, e é quando se origina o início de seu verdadeiro drama. Um livro interessantíssimo com a marca genial do mestre Balzac.
Da redação Escriba.
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CITAÇÃO
"Os sofrimentos morais ao pé do qual empalidecem as dores físicas, excitam menos compaixão, porque não se vêem. Recordo-me de ter chorado num hotel de Strasburgo onde, noutros tempos, eu tinha dado uma festa e onde agora nada consegui, nem mesmo um pedaço de pão." (pag34)
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LIVRO: Honoré de Balzac // TÍTULO: O Coronel Chabert // AUTOR: Honoré de Balzac // EDITORA: Clube do Livro // São Paulo // 1951
quarta-feira, 1 de abril de 2009
OS ESCRIVINHADORES PRECURSORES DA REVOLUÇÃO FRANCESA PELA PENA COMPETENTE DE VICTOR HUGO
Victor-Marie Hugo (1802-1885). Talentoso escritor e poeta francês. Autor de Os Trabalhadores do Mar e Noventa e Três, entre muitas outras obras notáveis. Esta última, belíssima aliás, trata da Revolução Francesa, só que romanceada, e vista por este mestre imortal da pena.
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COMENTÁRIO
Vemos aqui, nestas belas e instrutivas passagens citadas, Lantenac, um personagem que, na história Noventa e Três de Hugo, representa e personifica a Monarquia decadente lamentando-se tardiamente pelo passado recente, suas figuras célebres, e pela revolução eminente e irreversível. Quanto à referência ao rei da Prússia, trata-se de Frederico, o homem que, à época, deu asilo político a Voltaire.
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CITAÇÕES
"- Bonito século. Parou um bocado, e continuou: - E quando a gente pensa que nada disto teria acontecido se hovessem enforcado Voltaire e mandado Rousseau para as galés! Ah! Que flagelo não são os homens de espírito!" (pag235)
"Tudo veio dos escrivinhadores e versejadores. A enciclopédia! Diderot! d'Alembert! Ah! Que malditos patifes! Um homem bem nascido como o rei da Prússia cair numa daquelas. Eu teria suprimido todos estes rabiscadores de papél. Ah! Nós sabiamos fazer justiça. Podem ver aqui na parede os vestígios da roda de esquartejar. Não brincávamos com estas cousas. Não, basta de escrivinhadores! " (pag236)
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ONDE E QUANTO?
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LIVRO: Noventa e Três // AUTOR: Victor Hugo // VOLUME: II // EDITORA: Lello e Irmão Editores // Porto // Portugal // Sem data
A FELICIDADE CONJUGAL DE LEÃO TOLSTÓI
Leão Tolstói (1828-1910) ou, simplesmente, Лев Николаевич Толстой - Eminente e brilhante escritor russo. Autor do clássico romance imortal Guerra e Paz. Fazendeiro, humanista, sensível, conhecedor da alma humana e dos animais, escreveu contos notáveis como O Diabo, História de um Cavalo e Padre Sérgio, este último tratando das tentações carnais de um padre diante de uma bela mulher. Reflexos de seu posicionamento vanguardista e já divergente da igreja católica ortodoxa de sua época.
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CITAÇÃO
"A minha vida pareceu-ma tão infeliz, o futuro tão sem esperanças, o passado tão negro! L. M. falava comigo, mas eu não compreendia as suas palavras. Tinha a impressão de que ela falava comigo unicamente por compaixão, a fim de ocultar o desprezo que eu suscitava nela. Em cada palavra, em cada olhar seu, eu parecia perceber este desprezo e uma comiseração ofensiva. " (pag157)
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COMENTÁRIO
A Felicidade Conjugal é uma obra belíssima que não foge à regra, ou seja, possui altíssima qualidade literária, especialmente, em se tratando de Leão Tolstói. Uma novela clássica, escrita com extrema habilidade, delineando um panorama profundo da vida conjugal e do matrimônio. Muito bom livro, para ler e refletir.
Da Redação.
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ONDE E QUANTO?
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LIVRO: Clássicos de Bolso/Toltói // Título: Sonata a Kreutzer/A Felicidade Conjugal // EDITORA: Ediouro // Rio de Janeiro // Sem data